Oi, tudo bem?
Hoje iremos falar sobre algo que está presente em praticamente tudo do nosso dia-a-dia, desde do despertador que você desliga todas as manhãs até o seu carro, da construção de uma estrada até a construção de um foguete.... Mas afinal, que área é essa que cobre praticamente tudo ao nosso redor, quer uma dica? ela se chama engenharia.
Mas afinal o que é engenharia? Vamos à definição: “A engenharia é área que usa de conhecimentos científicos e empíricos para a criação, modificação, adaptação de instrumentos e objetos que tornem a vida melhor e mais sustentável.”
E você pode está se perguntando, e quando esse “negócio” surgiu? Bem, com certeza a engenharia é bem velha, irei lhe provar. Você se lembra do dilúvio? Para Noé construir a arca ele precisou de conhecimentos científicos, como por exemplo o tipo de madeira que não absorve tanta água, ou então a arca deveria ter determinado tamanho, sendo assim ele teve de usar métodos e ferramentas de medição. E claro, deve ter usado conhecimentos do seu dia-a-dia, também chamados de conhecimentos empíricos.
Ou então as pirâmides, como eles conseguiram erguê-las?, eles não tinham guindaste não é…
Como você pode perceber a engenharia é antiga e está relacionada ao desenvolvimento humano, sem ela não teríamos lâmpadas, um banho quente no chuveiro, carros e também os computadores que facilitam nosso dia a dia.
Porém a engenharia não apenas cria novas ferramentas, mas também aperfeiçoa e melhora as já existentes. Como é o caso da criação de fontes de energia limpa substituindo as fontes de energia tão poluidoras que utilizamos atualmente. Ou então a criação de carros elétricos para substituir os movidos a derivados do petróleo.
E daí você percebe, nossa a engenharia é tão grande em conhecimento. Para ser engenheiro tenho que saber de tudo, minha cabeça não vai explodir? Pois então calma que sua cabeça irá ficar inteira, caso você decida ser engenheiro.
A engenharia justamente por cobrir tantas áreas do conhecimento, ao longo do tempo foi se dividindo em determinados ramos, como a engenharia da computação, engenharia química ou engenharia de transportes entre outras. Dessa forma a pessoa escolhe o ramo que mais lhe causa entusiasmo, pois ser engenheiro deve ser uma grande realização.
Dessa forma, termina por aqui essa breve descrição da engenharia uma área tão bela e vasta. Beijo e até o próximo post.
E quase que esqueço! Se poder de uma olhada no vídeo a seguir do canal Engenharia Detalhada e conheça mais sobre a Engenharia.