Texto em binário |
Entendendo conceitos:
Sistema: O conceito de sistema não é restrito a área da computação. Existe vários tipos de sistemas, como, por exemplo, o sistema de transporte, o sistema eleitoral. o sistema de abastecimento de energia, entre outros.
Pode se considerar que o estudo de sistemas teve origem com o biólogo Lwduig Von Berttalanfy e a elaboração da sua "Teoria Geral Dos Sistemas - TGS".
Dentro da TGS destacam- se dois conceitos na definição de sistema, o de totalidade, que conrresponde ao conjunto de todas as funções, môdulos e segmentos do sistema que agem em conjunto a fim de atingir uma finalidade, ou seja, o motivo da existência desse sistema. Assim um sistema segundo Berttalanfy se caracteriza pelo Globalismo e seu objetivo.
Ainda segundo Berttalanfy, um sistema possui uma "natureza", a qual pode ser aberta ou fechada.
Sistema aberto: Um sistema aberto é aquele que possiu contato com o ambiente externo, dessa forma é influenciado por ele e o influência também.
Sistema fechado: Um sistema fechado é aquele que não possui contato com o ambiente externo, dessa forma não o influência e não pode ser influenciado por ele.
Sistema genérico:
Um sistema genérico possui seis componentes: objetivo, entradas, processamento, saidas, controles e avaliações e retroalimentação/feedback.
Objetivo: Diz respeito a finalidade a qual o sistema foi criado;
Entradas: A matéria-prima que inicia o processo de transformação, ou seja, o material, a energia ou os dados que iniciam o processo.
Processamento: Transformação da matéria-prima (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saida).
Saidas: Resultados do componente processamento, pode ser produto ou serviço ou informação, deve ser coerente com o objetivo do sistema.
controles e avaliações: Verificam se todos os componentes estão coerente com o objetivo estabelecido.
Retroalimentação/FeedBack: É um instrumento de controle e visa garantir que a finalidade do sistema está sendo atingida com sucesso, pode ser considerada uma nova entrada do sistema.
Dessa forma, um SI é um conjunto de instruções que a partir das compnentes citadas busca agilizar e melhorar processos organizacionais.